Páginas

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

O filho de Ester


Estreando em seu primeiro romance histórico, a escritora norte-americana Jean Sasson, mais conhecida pela trilogia Princesas, remonta a tensão vivida pelos judeus e palestinos na atualidade baseando-se no passado histórico recente destes dois povos, afim de melhor situar essa complexa questão. 

Publicado pela editora Best Seller e contando com a tradução de Patrícia Azeredo, o livro de 490 páginas retrata três gerações de judeus desde o pré-Holocausto. Essa é a quinta obra da autora, que estreou em 2001 - com o título de Ester's Child - , mas que chegou ao Brasil traduzido para o português apenas em 2012. 


Focando no período que vai do final da década de 1940 até o início dos anos 1980, Sasson tem, no início da sua obra, o Holocausto como seu fio condutor. Três famílias (a primeira de judeus, a segunda de palestinos e a terceira de alemães cujo patriarca pertencia à guarda nazista SS) compõem os personagens que desencadeiam os acontecimentos relatados no livro.

Enquanto a família judia Gale, encontra na Terra Prometida um conforto para os massacres sofridos durante a 2ª Guerra Mundial, a família Antoun é obrigada a abandonar seu lar palestino rumo a um campo de refugiados e, nesse lugar inóspito, criar seu único filho. Nesse contexto de guerra vivido por esses dois povos representados por Sasson através dessas duas famílias, vemos um outro lado emergir com a figura do general de uma das guardas mais cruéis de Hitler, que vive abalado psicologicamente pelos crimes que cometeu durante o Nazismo. 

O modo como essas três famílias se unem é narrado na obra, que é dividida em cinco partes e não segue ordem cronológica, de modo que o enredo é apresentado como um quebra cabeças através das narrações que se complementam. Dessa maneira, consegue-se prender a atenção do leitor sem denunciar um desfecho interessante e surpreendente ao mesmo tempo em que leva à reflexão de um conflito histórico que se arrasta até os dois de hoje. 

Uma leitura incrível. Particularmente, admiro o trabalho de Sasson e acredito que essa obra prova que a autora está pronta para investir em mais livros nesse estilo.

Autora: Jean P. Sasson
Editora: Best Seller

IBSN: 9788576844143
Páginas: 490
Edição: 
Ano: 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário