Páginas

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Dan Brown



Dan Brown é um escritor norte-americano que alcançou fama mundial após publicar O Código Da Vinci, seu quarto livro. Ganhou os leitores com seu estilo estilístico e seus livros anteriores começaram a ser mais procurados.

O estilo do Autor

Sua escrita faz uso do suspense e envolve mistérios que precisam ser desvendados. A narrativa é empolgante e bastante detalhada, mas sem ser cansativa. Dá para imaginar que, por exemplo, O Código da Vinci (livro com  mais de 400 páginas) relata acontecimentos de menos de 1 dia? 

Pois é, Dan Brown sabe como prender o leitor na narrativa. Usando flashbacks, explicações e descrições de itens que são importantes, seja para situar o leitor ou para conduzir os acontecimentos da narrativa, acaba alavancando o conhecimento cultural e histórico de quem lê.

Baseando-se em artefatos reais (como obras de arte, livros, pinturas, autores, simbologismo, arquitetura etc), o estreitamento entre ficção e não ficção fica tão evidente ao ponto de parecer que, de fato, tudo é muito real.

Dan Brown sabe direcionar o leitor e instigá-lo com o subliminar, criando personagens sagazes, inteligentes e dispostos a compartilhar seus conhecimentos com os leitores.

Obras publicadas e Inspirações para o enredo


E você, o que acha do autor?

6 comentários:

  1. Olá Andressa!
    Eu acho que Dan é um dos melhores autores dos últimos tempos exatamente pelos mesmos pontos que colocou. Fico fascinada como em tantas páginas se passa 1 dia ou menos e a riqueza de detalhes históricos e culturais são fascinantes. A esposa dele é historiadora, então eles se juntam nessas obras.
    O único livro dele que ainda não li é Ponto de Impacto.
    Fortaleza Digital acho que deveriam fazer o filme, pois o final é tão emocionante que não há como vc visualizar toda uma cena ao ler.

    Abraços e ótima tarde.
    Márcia (Poções de Arte).

    ResponderExcluir
  2. Oh! Eu sou LOUCA pelos livros do Dan Brown! Acho que ele criou com o passar do tempo uma forma ímpar de prender o leitor. Depois da primeira página é impossível não querer ler o resto.
    Adorei o post! Super criativo!!! Faça mais como esse sobre outros autores, eu com certeza estarei aqui para acompanhar <3
    Ainda não conhecia o blog, adorei! Já curti no facebook.
    Muito sucesso para você!

    Ahhh, e você comentou em minha web! Fiquei muito feliz <3 Corre lá dar uma olhada no segundo post! http://lonelyfireflies.blogspot.com.br/2015/01/web-caso-54-tales-capitulo-1-parte-2.html#.VLe8BckYHSA
    Beijos
    Vitoria

    ResponderExcluir
  3. Andressa, acredita que ainda não li Dan Brown. Sempre tive a ideia de que o estilo da escrita dele não fosse me agradar. Mas, deve ser pelo tema também que ele aborda. Não sei bem o porquê. Mas, posso dizer que ele ainda não despertou minha curiosidade.
    Abraços Mika,
    Pensamentos Viajantes

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Sou fascinado pelas obras do Dan Brown! Não é à toa que tatuei o ambigrama illuminati assim que li Anjos e Demonios!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Acredita que nunca li nada dele? É que não faz muito minha linha de livros que costumo ler e sempre vejo comentários de pessoas que dizem que ele usa a mesma "fórmula" em todos os livros. Mas tenho todas as obras dele em casa e espero poder conhecer o trabalho um dia.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. J á li e amo todos os livros dele. Adoro o suspense que ele cria e toda a parte histórica (cidades, obras de arte, curiosidade) é um encanto a parte. As histórias são sempre mirabolantes e do tipo que nos prende.

    Coração Leitor - Jéssica

    ResponderExcluir