Páginas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Livro da Vez: Aprendendo Inteligência (parte II)

Bom, nesse post vamos continuar com o livro do prof° Pier e explanar sobre os dois tópicos restantes. Como já vimos a resposta para "Por que estudar?" e "Quando estudar?", partiremos para o próximo capítulo do livro.

  • Quanto estudar?
  • Como estudar?

Cada um tem um ritmo de estudo e, segundo o prof° Pier, esse ritmo só é descoberto com o tempo, no decorrer dos estudos. E, já que a prender é reter a informação para sempre, não adianta ler um livro de 500 páginas todos os dias pra no fim descobrir que fez apenas perder seu tempo. Ele, então, nos dá a dica de estudar 30 minutos e descansar 10 minutos, sendo que, nesses 10 minutos de descanso, não é recomendável ver TV, jogar videogame ou usar computador. Porém, como cada pessoa tem seu ritmo, esse tempo de estudo pode ser esticado para até 50 minutos consecutivos seguidos de 20 minutos de intervalo, no máximo.

Fica a dica também de tomar cuidado com uma coisa importante:

1. As armadilhas: Temos tendência a nos dedicar mais ao que gostamos do que ao que, de fato, precisamos saber. Ex: você é ótimo em Literatura, mas quando o assunto é Biologia a coisa fica estranha. Você, ao invés de se dedicar a estudar Biologia, pois está defasado na matéria, se prende cada vez mais à Literatura. Isso é um perigo.

Bom, você já sabe "Por que estudar", "Quando estudar" e "Quanto estudar". Você precisa então de um plano de ação. A dica é uma trajetória contínua, não pare seus estudos, se dedique. Você precisa entender que cada matéria terá seu próprio método de estudo. Matemática, por exemplo, exigirá de você uma base firme onde o conteúdo subsequente se arquitetará; já História não exige que você conheça o Egito Antigo para entender a Revolução Russa, por exemplo.
Seu cérebro aprende quando é estimulado. E o que o estimula? O difícil! Pois é, entre o fácil e o difícil escolha o que vai te trazer algum resultado, escolha o difícil.
.
.
.
Bom, essa foi uma breve análise do livro. Se você se interessar, leia-o por completo, há muitíssimas informações interessantes. Esse é um livro divertido, descontraido e que traz muitas informações que fazem cair de uma vez por todas sua ficha. Fica aí a dica para os interessados.

3 comentários:

  1. olaaaaaaaaaaa!!!
    Ameiii seu blog!!
    Esses dois ultimos post's foram demaissssssss!!
    Eu amoo ler, adoro livros!!!

    Olha obrigada pela força lá no meu cantinho!!
    Foi e é de grande ajuda!

    Eu, estou retornando aos poucos no blog...estava e estou estudando muito para final da minha faculdade...então fica complicado, pois eu quero ler todos os blogs que la aparecer e os que lá já estão. Ai já viu né?!
    Haja tempo...e tempo no momento estar a falta para mim! Quer dizer...tenho que organizar, foi por isso que fechei meu blog por uns meses.... massssssssssssssss agora estou tentando retornar, aos poucos!!!

    Beijocas!
    Já esta add na minha lista de blog!
    Ameiii!!!
    Depois venho ler mais do seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Florzinhaaaaaaaaaaa...eu sou pidona mesmoOOO!
    Aqui, não é para ficar chateada nãoOO!
    Tira a verificação de palavras do seu blog!
    Isso só serve para atrapalhar nós! Principalmente se estiver com presa, as vezes trava, as vezes não vai, temos que digitar várias vezes é um saco.

    Um vez no meu blog, junto com mais duas amigas, fizemos um campanha para retirada das "letrinhas" verificação de palavras!

    Beijocassssssssssssssssssss!

    ResponderExcluir
  3. Ei,moça, obrigada pela visita.
    Fique à vontade.

    Ah! Agradeço pela dica também!
    ;)

    ResponderExcluir